terça-feira, 5 de junho de 2007

Segurança x Grana (money, bufunfa, cascalho, ...)

Segurança é uma das maiores preocupações em nossas vidas atualmente, e grande parte disso graças ao barbudo (não o Lula, o Bin Laden!).

Os estadunidenses (porque só eles podem se chamar de americanos??? nós não moramos na América também???) estão com todos os pés atrás, com todas as pulgas atrás da orelha, com medo, muito medo.

Introduzi esse assunto apenas para fazer um paralelo entre o mundo real e o mundo das máquinas. Todo o pavor das ameaças de explosão e antraz se repete quando falamos de vírus, cavalos de tróia, roubo de informações.

A questão da segurança no mundo virtual é delicada, e pode nos deixar paranóicos pois, sinto muito em dizer mas, nenhuma segurança é perfeita. Pois é, por mais que você tente fechar todas as portas do seu firewall, criptografar seus emails, esconder suas senhas em um software gerenciador e até implementar um sistema de controle de acesso com biometria você NUNCA estará 100% seguro.

Do mesmo jeito que dizemos: "É, posso colocar grade na janela, cerca elétrica, um pitbull no corredor, mas se o filho da mãe quiser entrar em casa, ele vai conseguir!", podemos seguir a mesma linha de raciocínio para os computadores.

Mas e aí, como viver com esse inconveniente? A resposta é: acostume-se a isso, coloque o máximo de barreiras de acordo com o valor da informação que está guardando, e "relaxe".

As grandes, médias e até pequenas empresas estão gastando fortunas com esse problema, que é muito grave. Minha sugestão? Gaste também, se tiver informações confidenciais em seu notebook/desktop que, se roubadas, possam gerar um prejuízo muito maior!

Até mais!

Leo

OBS: não sei se já é paranóia, mas: não se esqueçam de atualizar o antivírus e baixar os patches de correções do Windows!

Nenhum comentário: